A turma de Biologia da FTC de Cícero Dantas realizou uma aula de campo na Cidade de Pirambu-Sergipe. Onde pesquisaram e assistiram a palestra ministrada pela funcionária do projeto TAMAR.
O projeto TAMAR está instalado na reserva biológica de Santa Izabel. Foi criado nos anos 80 pelo IBAMA para preservar as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Vários pólos foram implantados ao longo do litoral brasileiro.
O município de Pirambu é considerado como a cidade brasileira que apresenta um dos principais centros de estudos das tartarugas marinhas. No total, a reserva biológica compreende 131km de praias monitoradas. Sergipe é o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie Lepidochelys olivacea, conhecida como tartaruga do mundo. O Estado é responsável pelo monitoramento das áreas de desova de tartarugas marinhas, liberando no mar aproximadamente 50 mil filhotes por ano. Em Pirambu, o projeto TAMAR fez mais do que preservar as tartarugas, levou para os habitantes da cidade consciência ecológica e cidadã. Os técnicos do projeto realizam junto à população também passeios de barco pelo estuário do rio Japaratuba. O objetivo é conhecer a rica flora e fauna do manguezal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário