Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS: ALUNOS DO PAULO SOUTO REALIZAM PANFLETAGEM

No dia 01 de dezembro foi o dia de luta contra AIDS, os alunos do Colégio Estadual Governador Paulo Souto realizaram mais um trabalho escolar junto à sociedade de Ribeira do Pombal. Eles confeccionaram e distribuiram panfletos, folhetos e folder informativo com o objetivo de levar informações sobre as formas de transmissão e prevenção da doença. Apesar de tantas propagandas nos meios de comunicação ainda falta muito para que os índices de contaminação possam diminuir. Em nossa cidade com quase 50 mil habitantes segundo Dr. Celso o número de soro positivos que recebem o coquetel já ultrapassam 300 pessoas, baseado nesses dados podemos estimar que o número de pessoas contaminadas seja bem maior, pois muitos podem está infectado mais ainda não sabem ou não procuraram orientação médica.

Segundo o Ministério da Saúde, o preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

O que é Aids

Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunistas e câncer.

Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega AIDS dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Um comentário: