Visitando o parque estadual Governador Rollemberg Leite em Aracaju-Se, pude finalmente conhecer a suçuarana, um felino da caatinga ameaçado de extinção, ele é capaz de pular cerca de seis metros e consegue saltar de uma altura de até quinze metros, o corpo pode chegar a aproximadamente dois metros de comprimento, é esguio podendo ter em média de 40 a 70 quilos dependendo do sexo do animal.
Ele sobrevive nas mais diversas regiões (pantanal, caatinga, mata atlântica, campos e regiões montanhosas), porém é importante frisar que este animal se alimenta de outros animais menores (veados, cutia, caititu, preá etc.), ele gosta de sair principalmente no final da tarde, não gosta de se afastar muito de sua moradia. Quando captura uma presa se não conseguir devorar naquele momento acaba enterrando o restante para comer depois.
A ameaça sofrida por este animal se deve principalmente ao desmatamento da região da caatinga, pois temos o péssimo hábito de admirar aquilo que é de outra região e não conseguimos visualizar a beleza do que está a nossa volta. Quem nunca sentou diante da televisão para assistir a uma reportagem de um safári na África, mostrando seus felinos caçando suas presas? Quem já saiu de casa para vislumbrar a beleza da fauna e da flora da caatinga?
Engano de quem ainda pensa que na caatinga não tem tantas belezas naturais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário